Meirelles diz que rebaixamento pela S&P não afeta crescimento e estima 2,5 mi de empregos em 2018

Redação Reuters
2 Min, DE LEITURA

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou neste sábado que o rebaixamento da nota do Brasil pela agência de classificação de risco S&P não vai comprometer o crescimento do país este ano, e disse que a expectativa é que sejam gerados cerca de 2,5 milhões de empregos em 2018.
“A reação ao rating é maior que o rating em si”, disse o ministro a jornalistas após participar de evento na Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro. “A pergunta é: será que isso significaria algum impacto no crescimento? E a resposta é não, o crescimento vai continuar”.
A Standard & Poor’s rebaixou na quinta-feira a nota de crédito da dívida soberana do Brasil para BB-, ante BB, devido à demora na aprovação de medidas para reequilibrar as contas públicas e de incertezas devido às eleições deste ano. [nL1N1P62DW]
O ministro frisou que mesmo com o rebaixamento o governo espera uma retomada do mercado de trabalho em 2018, com uma geração de cerca de 2,5 milhões de postos de trabalho, enquanto o PIB deve avançar 3 por cento neste ano.
Meirelles também voltou a enfatizar a necessidade de o país aprovar a reforma da Previdência, prevista para ser colocada em votação na Câmara em fevereiro deste ano.
“Ela é absolutamente fundamental para dar confiança às contas públicas no futuro e para as demais medidas que assegurem o equilíbrio fiscal”, disse.
O ministro da Fazenda também reiterou que o governo conta com a devolução de 130 bilhões de reais do BNDES este ano, algo que encontra certa resistência dentro do banco de fomento. “O importante é que seja recebido em 2018, não importa se em uma vez ou mais de uma”, finalizou.
Por Rodrigo Viga Gaier

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s